Como eu faço o meu credenciamento?
Simples! Basta ir na UEPA-CCNT, dia 08/11 (segunda-feira) das 9h às 12h, munido de identificação com foto e o recibo (para quem já fez a inscrição). Lá você receberá seu crachá de identificação e o kit do evento, seu passaporte para se divertir a semana inteira!
Ok, mas eu ainda não fiz a minha inscrição...
Sem problema! nós faremos inscrições no dia 08 também, é só aparecer na UEPA-CCNT no mesmo horário do credenciamento. Lembrando de levar seus R$ 15,00 para a inscrição.
Legal! como eu chego lá????
Mais simples ainda. Nosso endereço é Enéias Pinheiro, 2626. Na rua da torre da RBA, entre 1ª de dezembro (atual João Paulo II) e Perimetral. Para facilitar, eis um mapinha que fizemos para os nossos encontristas:
E as oficinas?
Teremos 3 tipos de oficinas:
- As vivências, que são oficinas de 2 dias, com um teor teórico mais aprofundado, levantando questionamento e desafiando vocês à discurssão da atividade proposta.
- Os flashs, que são oficinas de um dia, focando na técnica utilizada e no resultado imediato.
- E o multirão, que é o nosso "oficinão" que dura todo o evento.
Como as programações acontecem ao mesmo tempo em salas diferentes, não dá para fazer tudo, mas facilitamos para você e já pré-determinamos o que dá para fazer em uma semana. No credenciamento você terá direito a escolher, dependendo do numero de vagas, estas opções:
- 1 Vivência + 1 Flash - 3 Flashs
- 1 Mutirão
Vivências:
09 e 10/11 (Terça e quarta-feira)
9h às 12h – Vivência 1: Camisetas Bi-funcionais – Karllana Cordovil
Camisetas para quem não quer só camisetas. A roupa com mais de uma funcionalidade, a primeira: vestir. A segunda criar novas funções e linguagens de acordo com o seu público alvo, transformando uma das peças mais presentes no nosso dia-a-dia.
9h às 12h – Vivência 2: Stopmotion e Pixilation – Danilo Baraúna
Princípios técnicos e conceituais da técnica de animação de stopmotion com massinha de modelar e pixilation, a partir de fotografias quadro a quadro de modo a criar animações a partir de processos de edição em vídeo.
Exibição e produção de pequenos curtas utilizando como critério equipamentos de baixa tecnologia, a webcam e o software livre de internet, de modo a pensar a característica mais essencial da animação, o movimento. Esse movimento remonta as possibilidades de transfiguração do estático em duração, fruição perceptiva em temporalidade.
9h às 12h – Vivência 3: Faça o seu site no bloco de notas – Raoni Carneiro
Nesta oficina, o aluno aprenderá os princípios básicos da diagramação, utilizando uma página-modelo proposta na oficina.
O grande barato será fazer tudo isso usando apenas o Bloco de Notas! Sim, apenas um bloco de notas, ou um documento em wordpad, para que o aluno entenda como funciona o processo de diagramação desde o começo, além de discutir como facilitar o carregamento de páginas. Tudo para melhorar a usabilidade do site.
11 e 12/11 (quinta e sexta-feira)
9h às 12h – Vivência 4: Reinvenção da Matéria – Lídia Abrahim e Clarisse Monteiro
Inspirada pela Exposição de mesmo nome da Bienal de Design Brasileira 2010, esta oficina propõe aos alunos a discussão sobre o lixo urbano. Será mesmo que é apenas lixo? Será que não podemos prolongar este ciclo de vida atribuindo novas utilizações? Este e outros questionamentos serão debatidos de modo prático ao longo da oficina que terá como atividade a transformação de "lixo" em acessórios.
9h às 12h – Vivência 5: Sessão do Desapego – Mariana Faro e Bernardo Magalhães
Seja por necessidade, estima, apego ou costume, acabamos por guardar e acumular coisa à beça. Mesmo que de maneiras diferentes, não dá pra negar que vivemos cercados por coisas demais, desejos demais e, por vezes, usos de menos.
Substituindo rapidamente tudo por novos super-mega-examplares-plus 2.0, acabamos por juntar uma grande quantidade de coisas com todo potencial e vocação para entulho.
A proposta da oficina é debater o designer projetista e o designer consumidor, fazendo um paralelo do comportamento antagônico ao papel social do profissional, culminando em uma feirinha de (in)utilidades em que produtos serão desapegados de seus "donos" e disponibilizados para troca, ressignificação ou reuso dos objetos, em uma lógica de consumo mais sustentável onde conhecemos melhor as pessoas, seus produtos e suas histórias.
9h às 12h – Vivência 6: Fotografia. Recortes da realidade - Tereza Jardim
Oficina propõe uma reflexão sobre o status documental da fotografia enquanto recorte da realidade, com discussão embasada na semiótica peirciana de textos de Arlindo Machado e Lúcia Santaella.
Realização de exercícios fotográficos envolvendo técnica e conceito, para, posteriormente, ser discutidos os resultados em grupo.
Pré-requisito: Máquina fotográfica
Flashs
09.11 (Terça)
9h às 12h – Flash 1: Desenho de Objetos – Rege Dantas
Indo num movimento anti-software, valorizando a técnica de desenho a mão-livre como habilidade importante para esquematizar e materializar graficamente os projetos, essa oficina visa destrinchar o desenho de objetos, ensinando técnicas de centralização, esboço, aplicação de texturas diversas, luz e sombra e posicionamento de luz.
10.11 (quarta-feira)
9h às 12h – Flash 2: Baú Imaginário - Rafael Reis.
Dos quadrinhos aos jogos, o design de personagens é peça fundamental para a construção do imaginário proposto, uma etapa de vital importância para qualquer projeto. A oficina explana a forma como a percepção visual interfere no processo criativo dando vários suportes visuais, artísticos e culturais na elaboração das idéias, passando pela sua conceituação até sua total finalização.
11.11 (quinta-feira)
9h às 12h – Flash 3: Esculturas de Fita Adesiva – Alacy Rodrigues, Bianca Kuroki e Pedro Paulo
A oficina consiste na produção de esculturas de objetos, pessoas, animais, utilizando apenas papel filme, fita adesiva e tesoura. Inicialmente, envolve-se o modelo em papel filme. Em seguida, coloca-se fita até que assuma a forma do modelo. Depois de três a quatro camadas de fita,retira-se o plástico do modelo, utilizando a tesoura e fechando o corte com fita.12.11 (sexta-feira)
9h às 12h – Flash 4: Brinquedos ópticos – Danilo Baraúna
Para quem gosta de cinema e animação e, principalmente, os primórdios deste, deve se surpreender ao ver simples desenhos se transformarem em movimentos.
Este flash pretende ensinar os tipos de brinquedos ópticos existentes e instigar os encontristas a produzir suas próprias histórias animadas. Transformando um pequeno brinquedo em um grande roteiro cinematográfico. Por que, não?
Multirão - 4 dias
9h às 12h – Customizando o CADe – Klébeson Moura e Isaac Lôbo
Esta consistirá numa oficina extremamente prática que visa dar uma nova cara para o espaço físico do Centro Acadêmico de Design. Ideal pra quem gosta de interiores e de encontrar soluções com materiais reutilizáveis. E principalmente quem gosta de por a mão-na-massa e suas idéias loucas em ação.
