segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lançamento:




"Metaprojeto é um espaço de reflexão disciplinar e de elaboração dos conteúdos da cultura do projeto"
Dijon de Moraes

É sempre bom saber sobre os lançamentos de livros na nossa área, eis um livro que parece interessantíssimo, que traz uma reflexão critica e reflexiva do ato de projetar, levando em consideração todos os aspectos externos que interferem na criação antes mesmo de comecarmos a projetar.

Para quem ficou interessado, é possivel folhear algumas partes do livro através do link:
www.blucher.com.br/livro.asp?Codlivro=05166

Sobre o autor:
Dijon de Moraes é Ph. D. em design, e interasse-se tanto pela prática quanto pelos aspectos teóricos do design. Obteve seu título de doutor junto à Universidade Politécnico de Milão, Itália, e a sua revalidação junto à Universidade de Brasília - UNB. Desenvolveu diversos produtos e recebeu prêmios no Brasil e exterior.
É autor do livro LIMITES DO DESIGN (1997), titular da empresa Dijon Design, professor doutor da Escola de Design da UEMG, membro do colegiado da REDEMAT, um consórcio entre OFOP/UEMG/CETEC, consultor do Sistema FIEMG e do SEBRAE, e especialista em design estratégico (sistema design) para Arranjos Produtivos Locais - APLs.

O livro Metaprojeto é um espaço de reflexão disciplinar e de elaboração dos conteúdos da cultura do projeto. Esta obra nasce da necessidade de uma plataforma de conhecimentos que sustente e oriente a atividade de design em um cenário fluido e em constante mutação. Pelo seu caráter dinâmico, o metaprojeto desponta como um modelo que considera todas as hipóteses possíveis dentro da potencialidade do design, mas que não produz out puts como modelo projetual único e soluções técnicas preestabelecidas.
O metaprojeto, como observado neste livro, é uma alternativa posta ao design, contrapondo os limites da metodologia convencional, ao se colocar como etapa prévia de reflexão e suporte ao desenvolvimento do projeto em um cenário mutante e complexo.
Neste sentido, o metaprojeto, enquanto metodologia da complexidade, pode ser considerado o projeto do projeto, ou melhor, o design do design.

Um comentário: