
Mais dicas de exposições de artes plásticas! Dessa vez, aqui por Belém mesmo. Trata-se de duas mostras, uma que aborda um trabalho de intervenção artística em uma comunidade em Santos, e outra, com uma obra de um pintor autodidata de reconhecimento internacional.
A matéria veio do Guiart.com.br. Lá vocês sempre encontram opções legais de programações culturais, portanto vale uma olhadinha semanal para se manter atualizado.
Espero que gostem da dica! Nos vemos por lá...
Artes plásticas apresentadas em dose dupla
A arte plástica de outros portos desse imenso Brasil chega para trocar experiências com o público de Belém, por meio das exposições “Cores no Dique”, do artista Maurício Adinolfi, e “Através dos outros”, do artista plástico baiano Irley Leal, na Galeria Theodoro Braga, no Centur, como parte da programação do VII Congresso Mundial IDEA.
As duas mostras permanecem na Galeria, de segunda à sexta-feira, até o dia 27 de agosto. De 20 a 26 de julho, a exposição funciona em horário especial, das 11h às 20h. De 27 de julho até 27 de agosto, das 9h às 15h.
A exposição fotográfica “Cores no Dique

O programa, coordenado pelo artista, contemplou mais de 30 barracos com madeirites novos e pintados, possibilitando um novo visual para a comunidade da Vila Gilda.
A outra atração da Galeria é a exposição “Através dos outros”, de Irley de Jesus Leal. O pintor autodidata desenvolve na mostra um trabalho com dez pinturas em estilo clássico. São retratos de “mulheres invisíveis” que resgatam a identidade brasileira a partir de uma celebração de suas matrizes africana, índigena e européia.
Irley Leal nasceu em Caravelas e vive em uma região rural de Teixero de Freitas, na Bahia. Na infância, contraiu poliomielite, doença que o fez depender de um aparelho e muletas para andar. Um carrinho de madeira, improvisado pelo avô, o transportava ao redor da fazenda da família.
Na escola, seus desenhos hiper-realistas chamaram a atenção de seus professores. No entanto, a falta de uma escola de pintura o obrigou a desenvolver uma técnica própria em casa, por meio de retratos e estudos de vida em madeira e tecido.
A produção das pinturas de “Através dos outros” começaram em 2005 e, nesse curto período, já renderam bons frutos ao artista. Neste ano, Irley foi convidado a expor a mostra em Hong Kong (China) no início de maio, e na Conferência da UNESCO, em Seoul (Coréia do Norte), de 25 a 28 de maio.
Exposições “Cores no dique” e “Através dos outros”
Período: 20 de julho a 27 de agosto (segunda a sexta)
Horários: 20 a 26 de julho – 11h às 20h
27 de julho até 27 de agosto – 9h às 15
Local: Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur) - Av. Gentil Bittencourt, 650
Informações: 3202 – 4369 (Galeria Theodoro Braga)
Fonte: http://www.guiart.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário